“CÂMARA MIRIM ELEGE MESA DIRETORA DA LEGISLATURA 2018”

A 1ª legislatura da Câmara Mirim elegeu a mesa diretora na 1ª Sessão Especial realizada em 29 de outubro deste ano.

A Câmara Mirim é um projeto da Escola do Legislativa de Ribeirão Branco, criada pela Lei nº 19/2017, e tem seu fundamento na necessidade de conhecimento sobre os 3 poderes, em que se fundamenta a Democracia, dentre eles o Poder Legislativo Municipal, e visa educar os jovens a participar mais destacadamente da realidade de sua comunidade, despertando e criando interesse pelas decisões que direta e indiretamente o afeta e desenvolvendo uma consciência cívica voltada as necessidades públicas.

A chapa vencedora recebeu votação unânime, ficando assim constituída;
Presidente, Felipe Castro de Oliveira, (EE Papa João Paulo II);
1ª Vice-Presidente, Jamilly Sara Goudim de Souza (EE Honorato Ferreira da Silva);
2ª Vice-Presidente, Deisi Nicoli Machado Azevedo (EE Abdiel Lopes Monteiro);
1º Secretário, Rian Patrick Lopes de Almeida (EE Honorato Ferreira da Silva);
2ª secretário, Luany Moraes Silva (EE Papa João Paulo II).

Desde o início do programa até a eleição da mesa diretora, foram realizados diversos encontros no qual foram abordados temas que merecem destaque: - Cronologia Histórica e Legislativa de Governo no Brasil e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; - Direito Eleitoral, e Processo Administrativo da Câmara Municipal de Ribeirão Branco; - Poder Executivo e suas funções, Poderes da União (Constituição Federal), e relatou sobre as linhas sucessórias do município (prefeito, vice-prefeito, presidente da câmara e vice-presidente da câmara); - As três peças orçamentária Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, e Lei Orçamentária Anual – LOA; - Função do Vereador e as Competências da Câmara Municipal; - Elaboração de proposituras (indicação, moção, requerimento e projetos).

A formação é válida até o final do ano, e o funcionamento da sessão mirim segue regras semelhantes às das sessões dos vereadores adultos, e seguem o previsto no Regimento Interno do Câmara Mirim. Eles podem, por exemplo, apresentar indicações, requerimentos, moções, projetos, etc.

Na ocasião, Zé Vicente, Presidente da Câmara, ressaltou a importância do Câmara Mirim e das ações que a Escola Legislativa vem realizando no município. O parlamentar destacou ainda que a Escola Legislativa nasceu de um processo prospectivo em que membros da sociedade civil participou e contribuiu para sua criação.

Estiveram presentes na sessão especial, os Vereadores Pachequinho (PT), Bruno do Cidão (PSD), a Vereadora Neusa Macarroni (PSD); Ezicléia Rodrigues Ferreira Santos, Diretora, EE Prof. Abdiel Lopes Monteiro; Nereide dos Santos Machado Barros, Vice-Diretora, EE Prof. Luís José Dias; João Paulo Mourão Pinto, Coordenador da EE Prof. Hiroshi Kosuge, Luís Claudio Cândido de Oliveira Diretor EE Papa João Paulo II, Érica Santos Teixeira Coordenadora  EE Honorato Ferreira da Silva; Edna Aparecida da Silva Souza, Gisele do Nascimento Veloso Gonçalves, ambas representantes do Sindicato dos Empregados Rurais de Ribeirão Branco e Guapiara – SER; e membros da sociedade civil.

Por fim, o presidente eleito, Vereador Mirim Felipe Castro, convocou para o dia 06 de novembro a 1ª Sessão Ordinária a realizar – se às 18h30min no “Plenário Vereador Joaquim Aparecido de Morais” da Câmara Municipal.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/11/2018 - 11:04:57 por: Rose Meire Camargo - Alterado em: 06/11/2018 - 11:08:40 por: Rose Meire Camargo

"VEREADOR QUESTIONA EXECUTIVO SOBRE CAMINHÃO DE RECICLAGEM ESTACIONADO NO PÁTIO DO CRAS"

Enquanto catadores de material reciclável arrastam “big bags de reciclagem” pelas ruas da cidade, o caminhão destinado para este fim se encontra exposto ao tempo e sem funcionalidade a aproximadamente 06 (seis) meses, se deteriorando no tempo, uma vez que o pátio onde está estacionado não dispõe de cobertura, podendo acarretar problemas mecânicos, e consequentemente gastos para a sua manutenção.